FBT doa perucas para mulheres em tratamento contra o câncer


Com as mechas de cabelos que recebe, como a da pequena Mariana, a ONG beneficia muitas mulheres. A Dona Rosa é uma delas.


Com longos cabelos castanho claro abaixo da cintura, a pequena Mariana de Lima Jager, de 9 anos, sorria feliz a cada tesourada que cortava uma a uma suas compridas mechas. Para quem conhece a menina e sabe o quanto ela ama seus cabelos, a cena parece inusitada. Mas, ela tem um bom motivo para ficar feliz: seus cabelos serão transformados em uma peruca, que será doada para alguma criança, adolescente ou senhora em tratamento contra o câncer. “Eu queria muito que meu cabelo pudesse fazer alguém feliz, porque deve ser muito difícil ficar doente e perder o cabelo. Estou feliz por ajudar. Cabelo cresce rápido”, diz a menina.

Mariana doou suas compridas mechas para a ONG Fazer o Bem Transforma (FBT), que se encarregará de fazer chegar a peruca para alguém que precisa, mas não tem recursos para comprá-la. Desde o início, quando ainda era uma ação entre familiares e amigos de Cristina Faviere, presidente da ONG, a FBT já recolhia mechas de cabelo para a produção de perucas. Nos últimos anos, a FBT também conquistou o apoio das alunas da FGV, que promovem anualmente o evento “Corta GV”, com as mechas destinadas à ONG.


Atualmente, as perucas são confeccionadas gratuitamente para a FBT pelo ateliê Oficina Hair, situado na Vila Formosa, sob o comandado por Maria Cícera. “Eu já fazia esse trabalho há algum tempo, mas apenas para beneficiar crianças. No ano passado, conheci a Cristina, uma pessoa maravilhosa, que tinha uma grande lista de mulheres que precisavam de peruca. Desde então, produzo as perucas, juntamente com minhas filhas. Faço com todo o coração, porque ajudar é meu propósito”, diz.

Beneficiadas com perucas

Além de entregar cadeiras de rodas simples e adaptadas para centenas de pessoas carentes, a FBT já beneficiou com perucas muitas mulheres. Uma delas é Maria Rosalina da Silva, mais conhecida como Dona Rosa. Cristina Faviere, presidente da FBT, se emociona com a corrente do bem formada por quem doa suas mechas e por quem as recebe na forma de peruca. “É muito gratificante ver meninas, como a Mariana, exteriorizando o bem que existe dentro delas ao doarem o que têm de mais precioso, os seus cabelos. Igualmente gratificante é ajudar a melhorar a autoestima de quem está na luta contra o câncer”, diz.


Se você também quer doar suas mechas ou conhece alguém que precisa de peruca, ligue para 11- 99970 9714 ou envie e-mail para contato@fazerobemtransforma.org.br.

Texto: Márcia Alves

#MarianadeLimaJager #FBT #CristinaFaviere #OficinaHair

Posts Em Destaque
Posts Recentes