FBT beneficia 30 crianças com cadeiras de rodas adaptadas

Evento realizado no Clube Juventus foi marcado pela alegria e emoção das crianças e suas famílias e de todos os presentes.


No amplo espaço da sede social do Clube Juventus, 30 crianças portadoras de paralisia cerebral ou com problemas de mobilidade receberam cadeiras de rodas adaptadas entregues pela ONG Fazer o bem... Transforma (FBT), dia 19 de agosto. Em clima de emoção e alegria, as crianças e seus familiares, juntamente com os voluntários e colaboradores da FBT, participaram de um churrasco, com direito a bebidas e sobremesas, entretenimento e brindes.

Com o crescimento do número de crianças beneficiadas, a FBT recebeu do colaborador Carlos Magalhães a indicação do Clube Juventus, do qual é conselheiro, para a realização do evento. “Quando disse ao Saulo que queria alugar o salão, ele me disse que não, que o Juventus iria ceder gratuitamente”. Além de ceder o local, o vice-presidente do Juventus, Saulo Moisés Franciscon, revelou que pretende se tornar colaborador. “A iniciativa é ótima e a FBT é séria. Por isso, o Juventus continuará cedendo o seu salão social para as próximas entregas e eu participarei com a doação de uma cadeira de rodas”, disse.


Ele contou, ainda, que o Juventus está trabalhando para as comemorações do seu centenário, em 2024, promovendo, entre outras ações, o incentivo ao esporte e ao atleta amador. Cristina Faviere, presidente da FBT, faz questão de destacar o apoio e a dedicação de várias pessoas do Juventus. “Agradeço imensamente à diretoria do Juventus, ao Saulo e ao Adriano Dare e, em especial à Silvia Cristina Nogueira, à Adelma, ao Expedito e a todos da área de infraestrutura pelo maravilhoso acolhimento”.


Atrações da festa

Para alegrar a tarde das crianças, a FBT promoveu algumas atrações, como a presença do Homem de Ferro e de uma equipe de maquiadoras. O artista que interpretou o personagem da Marvel encantou a criançada, posando para muitos fotos com todos. Já as maquiadoras, além de pintar os rostos dos pequenos, também deram dicas de maquiagem para as mães. A música ao vivo foi outra atração, na voz e violão do cantor Jeferson Silva.

Dini Perez falou em nome da equipe de 11 onze maquiadoras presentes no evento, alunas do curso Makeup Lab, criado pela famosa maquiadora Juliana Rakosa, que neste ano passou a desenvolver projetos sociais. “Nossa participação nesses eventos serve para mostrar que a maquiagem é algo mais profundo, sua função também é elevar a autoestima das pessoas”, disse. Ela também comentou sua impressão sobre o evento da FBT: “Estamos encantadas com essas crianças. As mães também estão aproveitando as dicas de maquiagem”, disse.


A emoção das mães

Cristina Faviere, presidente da FBT, comandou a cerimônia de entrega das cadeiras, que começou com a reunião das mães, avós ou responsáveis pelas crianças. Convidadas a falar, algumas deram depoimentos comoventes, emocionando a todos com relatos de luta, sofrimento e superação. Josefa dos Santos Menezes, avó de Gustavo Paes da Costa Tavares, contou que se emocionou quando foram até a sua residência tirar as medidas do menino para a cadeira. “Agradeço muito a atenção com o Gustavo. Ele se arrastava no chão, porque não tinha cadeira. Não tenho palavras para agradecer a todos da FBT e à Cristina, que é um anjo do céu na terra”, disse.


Outro depoimento veio de Regina Morais, avó de Murilo Santos Morais, de 5 anos. Ela perdeu um filho deficiente físico há pouco tempo, tem uma filha deficiente auditiva, com 30 anos, e hoje cuida do neto. “As pessoas têm dificuldade de entender essa situação. Mas, temos de lidar com a realidade e dar amor e atendimento. É difícil, mas quando se tem amor e dedicação, tudo fica mais leve. O Murilo é uma benção para mim. Ele é muito bem vindo e amado. Com a ajuda de pessoas como a Cris, não vamos conseguir resolver todos os problemas do mundo, mas conseguimos deixá-lo melhor”.

Doadores

Dentre os doadores, João Melo e Silva, Superintendente Comercial da Sompo Seguros, fez a entrega de cinco das dez cadeiras de rodas adaptadas que a empresa doou. Cada cadeira foi entregue juntamente com uma apólice de seguro para equipamentos de mobilidade, que indeniza os custos com reparos ou reposição em caso de acidentes de causa externa, a exemplo de quedas, impactos, colisões, atropelamentos etc., além de oferecer um Plano de Assistência 24 horas. “A Sompo tem como filosofia a preocupação com o bem estar social e continuará oferecendo o seu apoio à FBT”, disse João Melo.


Além de Carlos Magalhães, outros doadores de cadeiras de rodas adaptadas também marcaram presença no evento: Ana Gomes, Cris Palol, que também representou o doador Thiago Prata, Eduardo Bosco e Jocimar de Carvalho. Não compareceram, mas foram representados os doadores: Gilmar Bisulli, Paulo Bosísio, Ivone Gonoretsk, Jefferson Claro Nunes e Liane Boente. Dentre os convidados, Hélio Opípari e sua esposa compareceram pela primeira vez no evento.

Mensagem da presidente


"Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus". Paulo, (I Coríntios, 3,9).


Dezenove de agosto de 2017. Esta é uma data para ficar na história da ONG FBT. O crescimento é impressionante: 30 cadeiras de rodas doadas em um momento em que o país passa por uma crise politica e econômica sem precedentes.

A leitura que consigo fazer é que o ser humano ainda tem olhos para as necessidades do próximo. Por isso, esse é um momento de reflexão, um momento de agradecermos a Deus pela oportunidade de sermos suas ferramentas – sim, somos seus cooperadores e seus instrumentos. Muitas mudanças estão para acontecer.


Ao mesmo tempo em que sinto “medo”, diante da dimensão que a obra da FBT alcançou, confio na missão que me foi confiada e me agarro à fé e à certeza de que estou no caminho certo. Pessoas passarão pela nossa ONG, uns ficarão, outros irão embora. Mas, o objetivo de proporcionar uma vida mais digna às pessoas com necessidades específicas permanecerá. No Brasil, temos 45,6 milhões de pessoas com deficiência física, muitos abandonados em seus cantinhos, muitos sem o seu caro leite especial para tomar, muitos que não têm o que comer e o que vestir. Vamos seguindo com sabedoria e focados, reequilibrando sempre essa corrente de vida e amor.


O serviço é de plantio, edificação e mudanças. A casa sólida não se ergue em um dia. Rogamos a Deus para que nos cubra com a sua fé, para que o medo não seja paralisante. Rogamos à Maria de Nazaré que nos envolva no seu manto de luz, nos protegendo dos obstáculos e das adversidades que encontraremos à nossa frente, para podermos avançar a cada dia na tarefa que nos foi confiada.


Agradeço e reforço que precisamos de cada ser humano, energia e boas vibrações de todos que torcem pelo avanço da ONG em prol dos nossos irmãos necessitados.


Se a fé representa a nossa coroa de luz, o trabalho em favor de todos é a nossa bênção de cada dia.


Que Deus nos abençoe.


Cristina Faviere


Texto: Márcia Alves | Fotos: Lu Gebara e Gisele Maia

#FBT

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
INSCREVA-SE PARA RECEBER ATUALIZAÇOES
  • Grey Facebook Icon

© 2017. FAZER O BEM TRANSFORMA. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por WORDCOMM.

São Paulo (SP) |  contato@fazerobemtransforma.org.br|  Tel. 11- 99970 9714