FBT entrega 15 cadeiras de rodas especiais e se torna ONG


Crianças beneficiadas

No dia 6 maio, a campanha Fazer o bem...TRANSFORMA promoveu a doação de 15 cadeiras de rodas especiais para crianças carentes e ainda comemorou mais um grande passo: sua nova condição de Organização Não Governamental. O evento realizado em Cotia (SP), na residência da idealizadora da nova ONG FBT, Cristina Faviere, reuniu as crianças beneficiadas e seus familiares, além de doadores, colaboradores e amigos em um churrasco que contou com shows de música ao vivo. A afinada dupla Marcos França e Andrea Pamela embalou a festa com belas canções. O encerramento foi realizado animada dupla sertaneja Rodrigo Lessa & Miguel.

Marcado pela alegria das crianças beneficiadas e pela a emoção de familiares e doadores, o evento contou com depoimentos emocionantes das mães. Todas receberam presentes e uma homenagem especial pelo Dia das Mães por meio de um poema lido por Cristina Faviere. Muitas histórias de luta e dificuldades foram narradas pelos familiares, como o caso da adolescente Alessandra Oliveira Soares, de 17 anos, que ainda usava uma pequena cadeira apertada que ganhou aos 5 anos de idade. “A cadeira vai mudar a vida dela, que poderá sair, ir ao médico e passear”, disse a mãe Iris Patrícia Oliveira Pinto.


Em dificuldades semelhantes, outra adolescente, Cristina Victória Nazário da Silva, de 15 anos, recebeu uma declaração de amor de sua mãe. “Ela é minha filha única, a minha vida, o ar que eu respiro”, disse. A mãe contou, ainda, que a menina já realizou 29 cirurgias para correção do fêmur, medula coluna etc. Sem a ajuda do pai, a mãe Valdice Nazário da Silva dedica seu tempo à filha e faz bicos de limpeza para conseguir o sustento da família. “A cadeira vai melhorar a autoestima dela. Estamos muito felizes”, disse.

Cristina reservou um espaço do evento para ouvir os doadores. Entre os presentes, Vania Maria de Freitas, Ivone Gonoretske, Carlos Magalhães, os empresários da Cabot – Elizabeth e Wagner -, as amigas da academia frequentada por Cristina, Eduardo e Jessica e outros. Representando o doador José Cunha, o mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP), Adevaldo Calegari, lembrou que a ONG FBT já entregou 49 cadeiras de rodas especiais desde 2015, cujo valor unitário varia entre R$ 3,7 mil até mais de R$ 10 mil, e que espera aumentar a cada evento o número de equipamentos entregues.


“Todas as mães que nos agradecem, deveriam agradecer apenas a Deus. Cada um colabora um pouquinho e assim vamos conseguindo os objetivos. Parabéns Cris. Estamos juntos até o final”, disse Calegari. Cristina Faviere também se manifestou: “Se não fosse a confiança de vocês no projeto nada disso estaria acontecendo. Obrigada a cada um de vocês, meu beijo. Peço encarecidamente não me abandonem. Preciso de todos. Essas crianças precisam de vocês”, disse.


Nasce a ONG FBT

O momento mais solene do evento coube ao ato que marcou o nascimento oficial da ONG FBT. Cristina Faviere relatou que, enfim, encontrou um advogado experiente para produzir e assinar o estatuto da nova entidade. Em seguida, ela apresentou Nilton Cesare Padredi, atual advogado das instituições Santa Marcelina.


“Mandei um estatuto copiado do Google, mas ele rasgou e disse que se era para fazer, então seria bem-feito“, disse. Nilton, por sua vez, confirmou que de agora em diante está engajado à nova ONG FBT. “Porque preparar e assinar um estatuto é um engajamento forte. É como preparar o nascimento de uma criança”, disse, acrescentando que ficou comovido com o projeto. “Vivenciar tudo isso é uma alegria”.


Crianças beneficiadas com cadeiras de rodas adaptadas (maio/2017)


Alessandra de Oliveira Soares, 17 anos

Cristina Victória Nazário da Silva, 15 anos

Edson Eduardo Rodrigues, 5 anos

Gabriele Aparecida de Lima, 5 anos

Iago Santos Matos, 4 anos

Jhonatas Lima da Silva, 11 anos

Maicon Novaes Correia, 14 anos

Maria Eduarda da Silva, 4 anos

Miguel Silva Gomes, 9 anos

Natalia Yasmin Diniz, 10 anos

Richard Marcelo Silva Ribeiro, 7 anos

Sofia Galante, 5 anos


Beneficiada com peruca:

Elaine Ferreira de Oliveira, 31 anos








Texto: Marcia Alves | Fotos: Carlos Candido

#FBT #Fazerobemtransforma #cadeirasderodas #CristinaFaviere

Posts Em Destaque
Posts Recentes